Procura um wi-fi rápido e fiável quando viaja?
Se você está tendo problemas para obter uma Internet confiável e acessível enquanto estiver viajando, nós sentimos sua dor. Em quase 20 anos viajando juntos, sofremos com sinais de wi-fi fracos em hotéis, cafés e em mais restaurantes do que podemos contar. Claro, às vezes temos sorte e conseguimos uma Internet confiável, mas nem sempre é o caso.
Neste ponto, usamos quase todos os tipos de conexão de Internet disponíveis quando viajamos, seja no exterior ou no mercado interno.
As melhores opções de Wi-Fi ao viajar
Neste artigo, iremos guiá-lo através das opções para obter wi-fi rápido e fiável quando viaja e os prós e contras de cada tipo.
Quer esteja à procura de Internet temporária para uma casa de férias, Internet para um computador portátil ou telefone enquanto viaja, ou mesmo Internet enquanto viaja num RV numa viagem rodoviária, aqui estão algumas das suas melhores opções.
Implore, peça emprestado ou roube Wi-Fi grátis
Quando começamos a viajar juntos, passamos muito tempo tentando encontrar internet grátis para os viajantes. Ao longo dos anos, juro que usamos o wi-fi gratuito em todas as redes de hotéis e fast food ao redor.
Às vezes, o wi-fi é rápido e confiável, mas na maioria das vezes é irregular e não confiável. Já passamos da nossa cota de vezes em que a internet estava completamente fora do ar ou em que não era possível obter o sinal wi-fi em nosso quarto.
Prós: É grátis. A maioria dos hotéis, restaurantes e locais públicos wi-fi são gratuitos (embora haja exceções). Também é de fácil acesso.
Contras: A segurança é um grande problema aqui, pois é relativamente fácil interceptar seus dados. UMA gerenciador de senhas e uma VPN pode ajudar com a segurança, mas você está sempre se arriscando com o wi-fi grátis.
Use roaming de seu provedor de celular
Provavelmente, a maneira mais fácil de obter wi-fi na estrada é simplesmente usar dados de roaming de sua operadora de celular existente.
O perigo disso é que você será cobrado por taxas de roaming escandalosamente caras quando chegar em casa. Para evitar o choque de preços, entre em contato com sua operadora de celular e veja se eles oferecem um plano de roaming mais acessível.
Pró: Fácil, instantâneo e geralmente confiável e seguro.
Vigarista: Pode ser proibitivamente caro. Para compartilhar os dados do seu celular com um computador ou outro celular, você precisará compartilhar sua conexão via wi-fi, USB ou Bluetooth. Isso é chamado de tethering e pode resultar na lentidão da conexão de dados e pode esgotar a bateria do telefone rapidamente.
Obtenha um ponto de acesso móvel
Nos últimos cinco anos, tornamo-nos grandes fãs de hotspots móveis para acesso à Internet.
Um ponto de acesso móvel é um pequeno dispositivo (geralmente do tamanho de um baralho de cartas) que fornece acesso à Internet onde quer que você vá, seja em uma viagem perto de casa ou em um país do outro lado do mundo.
Você pagará uma taxa para alugar o hotspot wi-fi portátil para viagens (ou pode comprá-lo imediatamente) e, em seguida, pagar por um plano de dados. Dependendo de onde você estiver no mundo, os planos de dados podem custar a partir de US $ 8 por dia internacionalmente, ou US $ 49 para internet ilimitada nos EUA por até uma semana.
A maioria dos pontos de acesso permite que você conecte até 10 dispositivos, então eles são ótimos para grupos ou famílias, mas não oferecem mensagens de texto SMS ou chamadas de voz (embora você sempre possa usar um aplicativo como o Fongo ou Google Voice para fazer chamadas).
Veja nosso Análise de ponto de acesso Wi-Fi portátil GlocalMe, Avaliação do ponto de acesso Travelwifi, Análise de Wi-Fi portátil Skyroam Solis, nosso Análise do dispositivo Keepgo MiFi.
Prós: Conexão conveniente, fácil de usar e confiável na maioria dos países e velocidades rápidas, algumas com dados ilimitados. Ótimo para grupos.
Contras: Mais caro do que o Wi-Fi gratuito do hotel.
Compre um cartão SIM no seu destino
Comprar um cartão SIM local no seu destino pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro e evitar tarifas caras de roaming ou acesso a wi-fi grátis.
No entanto, dependendo do país de destino, rastrear um cartão SIM local pode ser complicado. Ocasionalmente, você pode encontrar um quiosque vendendo SIMs no aeroporto, mas muitas vezes tivemos que percorrer uma nova cidade para encontrar um provedor de celular. Normalmente, você pode obter um SIM local em lojas de conveniência, bancas de jornais e máquinas de venda automática.
O maior problema com um cartão SIM é que, se você estiver viajando para vários países, um SIM local pode não funcionar em todos os países que você visita. Também é mais difícil compartilhar sua conexão com outros membros de sua família ou grupo.
Alguns países também podem exigir que você seja um cidadão ou precise de um endereço local para obter um cartão SIM local, portanto, um SIM local não é uma opção em todos os lugares.
Você também terá que remover fisicamente o antigo cartão SIM do seu celular, armazená-lo em algum lugar e inserir o novo cartão SIM, que não é o gosto de todos.
Prós: Geralmente acessível e as velocidades geralmente são boas.
Contras: Encontrar um SIM local pode ser inconveniente e pode não funcionar em mais de um país. Você também precisará de um telefone desbloqueado para que isso funcione. Para compartilhar sua conexão, você precisará criar uma conexão de tethering de Internet ou um ponto de acesso em seu telefone para compartilhar a conexão de Internet com um laptop, tablet ou outros telefones.
Compre um cartão SIM para roaming em casa
Você pode comprar um cartão SIM local quando chegar ao seu destino, mas isso pode ser inconveniente, especialmente se você estiver com pouco tempo.
Algumas empresas simplificam a Internet para viagens permitindo que você compre um cartão SIM em casa para usar durante as viagens. O SIM vem com um plano de dados e também permite fazer chamadas e receber mensagens SMS no exterior. Para usá-lo, você só precisa remover o cartão SIM antigo e inserir o SIM de viagem assim que chegar ao país de destino.
Prós: Acessível (geralmente abaixo de US $ 50).
Contras: Igual ao anterior. Para usar a Internet em computadores ou outros telefones, você precisará criar uma conexão de ponto de acesso móvel (chamada tethering). Você também precisará de um telefone desbloqueado.
Internet Café
Estamos realmente mostrando nossa idade aqui, mas quando começamos a viajar juntos em 2001, dependíamos quase exclusivamente de cibercafés (também chamados de cyber cafés) para obter a internet longe de casa.
Suas fileiras de monitores quadrados e computadores de mesa batidos costumavam significar uma conexão instantânea com a internet, ao custo de uma pequena taxa horária. Em 2001, os cibercafés eram usados por quase todos os viajantes como um lugar para se reunir e obter uma boa Internet. Hoje, os telefones celulares e o wi-fi gratuito praticamente destruíram o bom e velho cibercafé.
Embora seja difícil encontrar um cibercafé na maioria dos pontos turísticos hoje, eles existem em áreas muito menos desenvolvidas. Se você estiver procurando por um enquanto viaja, também procure centros de jogos ou lanchonetes, já que muitos seguiram esse caminho, no entanto, seus computadores de jogos ainda podem ser usados para navegar na web, imprimir coisas e conversar com seus entes queridos em casa .
Aliás, a última vez que usamos um cyber café dedicado foi nas Filipinas em 2008, e o usamos para acessar uma impressora, não para a conexão com a internet, embora tenhamos entrado em alguns centros de jogos ao longo dos anos para nos refrescar com seu ar condicionado e deixe as crianças brincarem por um tempo.
Prós: Não é necessário computador ou telefone celular, custo por hora acessível, geralmente altas velocidades de conexão.
Contras: Problemas de segurança com o uso de um computador compartilhado, geralmente ambiente barulhento e falta geral de privacidade.
Qual é o seu método preferido de acesso à Internet quando você viaja? Deixe-nos saber nos comentários.
Fonte: Barefoot Nomad